Archive for setembro, 2007

Uma conversa agradável

“A leitura de todos os bons livros é igual a uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados, que foram seus autores, e até uma conversação premeditada, na qual eles nos revelam apenas seus melhores pensamentos”.
Descartes, no discurso do método.

setembro 29, 2007 • Posted in: conhecimento • No Comments

Fluxos

Tenho certa dificuldade em fazer fluxos.

Pensamentos nem um pouco fugazes

Preciso enaltecer o meu colega Chicão no seu genial post sobre a “teoria sentimental viniciana”. Segundo suas próprias palavras:
“A teoria sentimental viniciana do eterno enquanto dure é quase perfeita! Seus problemas estão (1) no intervalo depressivo inter-eternidades e (2) no fato de que o “dure” não é casal-específico e sim indivíduo-específico. Se solucionássemos esses [...]

setembro 23, 2007 • Posted in: conhecimento • 3 Comments

Cultura das mídias

“A cultura humana existe num continuum, ela é cumulativa, não no sentido linear, mas no sentido de interação incessante de tradição e mudança, persistência e transformação. Os meios de produção artesanais não desapareceram para ceder lugar aos meios de produção industriais. A pintura não desapareceu com o advento da fotografia. Não morreu o teatro nem [...]

Condições do conhecimento

“O conhecimento pode emancipar-se relativamente numa vida humana, mas não poderia se libertar da vida: conhece-se para viver, depois, quando o conhecimento se emancipa, vive-se para conhecer.”
MORIN, Edgar. O Método III. O Conhecimento do conhecimento. 2ª. Ed. Publicações Europa-América, 1996.

setembro 15, 2007 • Posted in: conhecimento • No Comments

Sobre a angústia do conhecimento

Tenho estado bastante angustiado com a (aparente, talvez…) falta de progresso do meu mestrado.
Mas li algo hoje que me deixou mais aliviado, afinal mostrou que não se trata de uma incapacidade dos mortais. Espero, sinceramente, que isto possa me ajudar daqui pra frente.
“A consciência do inacabamento do saber é por certo muito espalhada, mas não [...]

setembro 15, 2007 • Posted in: TIDD, conhecimento • 1 Comment

Mais outro video tipográfico


Mídias locativas

Eu estava esperando um momento mais tranquilo para poder postar algo mais consistente sobre Mídias Locativas. Mas é tanta coisa legal que tem para se falar desse assunto que tá dificil me conter.
Em resumo, trata-se da possibilidade de associar informações digitais ao espaço geográfico. Ou seja, podemos começar a popular o ciberespaço com informações que [...]